O que é ser cristão?

ser-cristao

O que é ser cristão? Alguém responderia: “– É ser crente em Jesus.” Outro diria: “– É ser seguidor de Cristo, um discípulo.” Ou: “– É alguém que vive segundo os ensinamentos de Jesus.” Todas essas poderiam ser respostas para a pergunta, mas serviriam também para o seguidor de qualquer religião, bastando trocar o nome de Jesus pelo de seu fundador.

Em Gálatas 2.20, o apóstolo Paulo faz uma declaração impactante e fundamental, que responde a pergunta acima. Ele anuncia o segredo central da vida cristã:

“… já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”

A partir desta afirmação, poderíamos dizer assim: Um cristão é alguém dentro do qual Cristo vive.

Jesus não veio trazer uma religião. Ele trouxe a ele mesmo. Ele não deu aos seus seguidores um conjunto de leis e regras. Ele deu uma nova vida. Os fundadores das religiões morreram e não podem fazer nada por seus seguidores. Jesus ressuscitou e vive, por meio do Espírito Santo, dentro de seus discípulos.

Religiões

Jesus

Seus fundadores estão mortos

Jesus está vivo

Dão conjuntos de regras para seguir

Dá uma nova vida

Seus seguidores estão sozinhos

Jesus vive dentro de seus discípulos

A prática vem de fora para dentro

A vida brota de dentro para fora

 

Por isso Jesus disse: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10). E Paulo nos diz: “Cristo em vós, a esperança da glória” (Colossenses 1.26-27).

Esse é um segredo a ser descoberto e experimentado por todo aquele que segue a Jesus, uma fonte de poder tremenda a sua disposição. Deus providenciou uma salvação completa e poderosa. Jesus não veio apenas morrer pelos nossos pecados. Ele veio libertar-nos do poder do pecado e nos dar uma nova vida abundante, santa, cheia de graça e poder.

E isto não é para os que são muito maduros e antigos. Não é para os que merecem. É para todo discípulo de Jesus. Agora mesmo, se você já nasceu de novo, Cristo vive em você, e essa vida e poder está aí em você. Aleluia!

Para conhecer mais sobre esta realidade leia na seção sobre a Vida em Cristo.

Ser cristão.

 

 

Você pode gostar...