A Oração pelos Discípulos

A oração, além de um prazer, é o trabalho mais produtivo e eficaz do discipulador. É a chave para que haja frutos de todo o restante do trabalho. É parte fundamental do ministério do discipulador. E é o trabalho que exige mais fé, porque a sua ação é invisível e não traz glória ao homem.

O próprio Senhor Jesus, com toda a Sua graça e poder, sabia da necessidade e importância dele mesmo interceder ao Pai em favor de seus discípulos.

“É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;”

“Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.”

“Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.”

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

(Jo 17.9,11,15,17)

Ao lermos João 17, vemos que 90% da oração de Jesus foi em favor de seus discípulos. Isto não era um acaso. Certamente este é um exemplo do conteúdo que caracterizava a vida de oração que Jesus teve na terra. Certamente, Jesus ofereceu intensa intercessão em favor de seus discípulos.

A obra de fazer discípulos é espiritual. Não se pode fazer com recursos humanos. E a oração é recurso potentíssimo, ilimitado, para este trabalho.

“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!  Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; (Lc 22.31-32)

Às vezes corremos o risco de achar que podemos resolver todos os problemas dos discípulos com palavras e conselhos. Este é um grave engano. No texto acima vemos que, quando Satanás pediu para provar a Pedro, Jesus não simplesmente advertiu a Pedro. Jesus intercedeu ao Pai em favor de Pedro, e rogou para que ele não desfalecesse na fé. A oração é a forma pela qual o discipulador poderá guardar e proteger seus discípulos.

Ao lermos as cartas de Paulo, chama-nos a atenção o seu testemunho pessoal a respeito de suas orações pelos irmãos.

“Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós  em todas as minhas orações, ….” (Rm 1.9-10)

“não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,” (Ef 1.16)

“fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações,” (Fp 1.4)

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;” (Cl 1.9)

“Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar,  recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, …” (1Ts 1.2-3)

“Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.” (2Tm 1.3)

Nos repetidos testemunhos acima, percebemos a intensidade da prática da intercessão de Paulo por todos os irmãos: “incessantemente …; em todas as minhas orações …; não cesso …; fazendo sempre …; por todos vós …; em todas as minhas orações …; não cessamos de orar por vós e de pedir …; damos sempre …; e sem cessar …; noite e dia … Todas estas expressões nos revelam a carga e importância da intercessão na vida de Paulo.

Imitemos também o exemplo de nosso amado irmão Epafras, que fazia parte da equipe apostólica de Paulo, do qual pouco se sabe, além do fato de que se tornou conhecido por uma das mais especiais qualidades: o esforço de oração pelos seus irmãos.

“Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.  E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodicéia e pelos de Hierápolis.” (Cl 4.12-13)

Atendamos, como discipuladores, a exortação que o Espírito Santo nos dá nos dias de hoje:

“… com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6.18).

Há um poder de Deus, à nossa disposição, que só se manifestará à medida que orarmos.