O Dom do Espírito Santo (3): Como receber o Batismo com o Espírito Santo?

o-dom-do-espirito

Voltamos a salientar que essa experiência é para o início da vida cristã. Alguns irmãos creem que é necessário ficar esperando, porém o Espírito Santo já foi enviado. A promessa já se cumpriu, o Dom já foi dado a todos os que creem. Aleluia! Que é necessário então?

“Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.” At 19.5-6

“Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.” At 8:17

  • Primeiro é necessário ouvir a palavra com fé e crer na promessa de Deus (Gl 3.2,14).
  • Então, logo depois de ser batizado em Cristo, o novo discípulo deve receber oração e imposição de mãos sobre ele.
  • Nesse momento, ele deve crer e receber a promessa, dando graças, louvando a Deus, falando em outras línguas e profetizando. Da mesma forma que, ao ser colocado nas águas, ele creu que estava sendo unido a Cristo, assim também agora deve crer que está sendo cheio do Espírito Santo.
  • É necessário crer que é uma promessa para todos os que crêem (At 2.39). Ninguém pode desprezar esse dom de Deus. Todo discípulo deve e precisa receber o dom com alegria.

Ao receber a imposição de mãos,
o discípulo deve apenas crer e receber
a tremenda promessa.

É importante comunicar ao novo discípulo, ao orar e impor as mãos sobre ele, que o Espírito Santo não vai forçar a sua boca. O Espírito Santo não vai falar. As línguas são dadas pelo Espírito, mas quem fala é o discípulo. Portanto, ele mesmo deve exercer a sua vontade para falar. É ele que movimenta a sua boca, confiando que o Espírito Santo vai dar as línguas.

Que dons o Espírito Santo pode manifestar através de nós?

“A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” 1Co 12.7-11

O Espírito Santo tem diversas manifestações. Aqui, não vamos estudá-las, pois isso será feito em outra apostila. O importante é que o novo discípulo saiba e creia que aquele que é batizado com o Espírito Santo pode manifestar, de imediato, qualquer um dos dons acima.

Para receber o Dom do Espírito Santo é necessário falar em línguas?

Da lista de manifestações do Espírito Santo que aparece em 1Co 12.7-10, a única que não aparece no Velho Testamento é o falar em línguas. Tudo indica que Deus reservou esse dom para a Igreja, porque só no pentecoste que ele surgiu.

No pentecoste, eles falaram em línguas (At 2.4). Na casa de Cornélio, eles falaram em línguas (At 10.46). Em Éfeso, eles falaram em línguas (At 19.6). Em Samaria, não diz o que aconteceu, mas houve alguma manifestação exterior, visível (At 8.17,18). Sobre Paulo é que não fala nada (At 9.17), mas em 1Co 14.18 vemos que ele falava em línguas.

Entretanto, não há nenhum texto que fale claramente que só recebe o dom do Espírito Santo quem fala em línguas. Não há nenhum ensino de doutrina sobre o assunto; só temos descrição de experiências. Por isso devemos estar abertos para aceitar que alguém seja batizado no Espírito Santo sem ter falado em línguas. Porém, diante das evidências apresentadas no livro dos Atos dos apóstolos, devemos considerar como exceção e não como regra. O desejo de Paulo, inclusive, é que todos falem em línguas (1Co 14.5).

Também é bom salientar que há casos de irmãos que só manifestaram o dom de línguas depois de algum tempo de batizados com o Espírito Santo.

Deus é fiel. Ele vem nos encher com Seu Espírito e Ele mesmo fará todas as coisas em nós. Bendito seja o Seu nome para sempre!

(Texto retirado da Apostila Princípios Elementares – Edição 2013
– Igreja em Salvador – Site Fazendo Discípulos)

Mais sobre o Dom do Espírito Santo em O Dom do Espírito Santo (1): Uma experiência na entrada.

Leia mais também em: A PORTA – Como se tornar um discípulo